Mobilidade: Desvende o Firefox OS na Latinoware

outubro 8, 2013 as 10:41 por
firefoxos

Sistema operacional livre é baseado no navegador Firefox e destinado aos dispositivos móveis

A programação da equipe da Mozilla na 10ª Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware) está voltada ao novo sistema operacional móvel, o Firefox OS. Serão ministradas palestras e minicursos sobre a novidade. O sistema operacional livre, desenvolvido pela Mozilla, é baseado no navegador Firefox e destinado aos dispositivos móveis. No Brasil, a nova ferramenta foi apresentada no início do ano.

Durante a conferência, o colaborador do grupo Mozilla, Ricardo Panaggio, apresentará a palestra “Firefox OS: A Web é a plataforma”. O debate será feito para introduzir os participantes ao universo expandido da web, com direito aos inúmeros novos padrões que permitem acessar vários dispositivos de hardware nunca imaginados antes. A explanação mostra como é a estrutura de um sistema operacional 100% baseado em tecnologias web e outros assuntos correlatos. A palestra será no espaço Venezuela, a partir das 12 horas, no dia 18 de outubro.

 Panaggio também será o responsável pela palestra “Firefox OS para desenvolvedores”, no espaço Colômbia, a partir das 15 horas, no dia 17.Na  apresentação, ele traz detalhes de implementação e das novas Web APIs. Explica ainda como publicar aplicativos, como contribuir para o desenvolvimento do Firefox OS, e outros assuntos relacionados a desenvolvimento para o novo sistema.

O tema “A (falsa) liberdade da mobilidade” será abordado por  Panaggio no espaço Venezuela, às 10 horas, no dia 18.A palestra será sobre os problemas da telefonia móvel, desde protocolos e infraestrutura até o sistema operacional que roda nos dispositivos, passando por aplicativos e as respectivas lojas e kits de desenvolvimento. O debate aponta possíveis soluções às dificuldades com a utilização de software livres e padrões abertos.

 Eduardo Urcullu ministrará duas palestras, em espanhol. As temáticas trabalhadas por ele serão “Presente y futuro de Mozilla Hispano” e “Firefox OS, la web es la plataforma”, ambas no espaço Venezuela, às 13h e às 14 horas. Já Rocio Soledad Meza Arce vai comandar a apresentação “Mozilla Educación: Firefox, enfoque educativo”, também em espanhol, sobre a utilização das ferramentas livres nos processos educacionais.O encontro será no espaço Venezuela, às 11 horas, no dia 18.

 A programação na conferência inclui atividades técnicas. O minicurso “Firefox OS: Como criar um aplicativo Web do zero” terá sessões em português e espanhol. Durante as aulas, os participantes vão aprender a criar aplicativos web, começando do zero.

Sem categoria |

Comments are closed.

Apoio

 

         iporanga telasocialLOGO